Agenda



Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 - Financiamento do SUS: é possível avançar?

12-07-2022

Atividade Integradora – Bacharelado em Saúde Coletiva UFRGS | Conferência Livre, Popular e Democrática de Saúde 2022/RS 

Financiamento do SUS – é possível avançar?
Carlos Ocké-Reis, Economista, doutor em saúde coletiva (IMS/UERJ) e autor do livro "SUS: o desafio de ser único" (Ed. Fiocruz 2012). Ex-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES), participará da Atividade Integradora do Curso de Saúde Coletiva da UFRGS, que acontecerá no dia 14 de julho de 2022. Carlos Ocké-Reis é dos formuladores da proposta de uma nova política de financiamento para o SUS. Essa proposição tem sido discutida em vários espaços (Congresso Nacional, entidades da Saúde Coletiva, universidades, conselhos de saúde, etc) e tem sido amadurecida após sucessivos debates e interlocuções.
O subfinanciamento crônico e o desfinanciamento do SUS têm sido entraves para a expansão e consolidação do nosso sistema público e universal, que já apresenta sinais de esgotamento. A conjuntura política, econômica, social e sanitária, sobretudo nesse ano decisivo de 2022, exige radicalizarmos a disputa por um SUS público e isso passa, necessariamente, por construirmos alternativas de sustentação econômica, orçamentária e financeira do SUS. Por óbvio, esse debate não pode ser instanciado apenas para a esfera econômico-política, pois a expectativa de mais recursos exige debater suas formas de alocação.
Propomos realizar um encontro bastante produtivo com Carlos Ocké-Reis, na direção de politizar a discussão sobre o financiamento das políticas públicas em especial o SUS. Afinal o SUS constitucional “cabe nos orçamentos públicos”? Quais as possíveis fontes de recursos e como viabilizá-las? Esses recursos devem ser investidos de forma prioritária em quais ações e serviços de saúde e por quais organizações e formas?

Essa atividade compõe também esforços de coletivos e organizações para a realização da Conferência Livre, Popular e Democrática de Saúde 2022/RS, que acontecerá em Porto Alegre no dia 30 de  julho e, por conta disso, compõem uma das pré-conferências  que antecedem a Conferência Gaúcha.


Financiamento do SUS – é possível avançar

14 de julho 2022, das 19h as 21h

Com a participação de Carlos Ocké-Reis

Local: Anfiteatro da Faculdade de Enfermagem da UFRGS - Rua São Manoel 963, Porto Alegre/RS

Com transmissão pelo Link da sala virtual: https://meet.google.com/xiw-epzj-zgk

Inscritos receberão certificado de participação.

Maiores informações - saudecoletiva@ufrgs.br ou frentepelavidars@gmail.com

Contato


Desenvolvimento FW2 Agência Digital